26 de fev. de 2010

O Farol

O tal farol, título do episódio, surpreendeu por estarmos sendo apresentados a novas instalações da Ilha neste momento final.
Como muito do que lá existe está remetendo à cultura do antigo Egito, lembrei imediatamente do Farol de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Deve ser apenas mais uma referência, bastante curiosa, por sinal..

O farol de Alexandria era uma torre construída em 280 a.C. na ilha de Pharos (daí a origem do nome Farol), situada na baía da cidade egípcia de Alexandria. Foi feito para para ser um marco de entrada para o porto da cidade e posteriormente, se tornou um farol. Considerada uma das maiores produções da técnica da Antiguidade, era sustentado por uma base quadrada, onde erguia-se a torre octogonal de mármore, com uma altura que podia estar entre 115 e 150 metros de altura (equivalente a um prédio de mais de 30 andares). Por mais de cinco séculos manteve-se entre as mais altas estruturas feitas pelo homem.
A iluminação era feita por uma uma chama que, através de espelhos, iluminava a uma distância de até 50 quilômetros – daí a grande fama e imponência daquele farol, que fizeram-no uma das sete maravilhas do mundo antigo. O efeito era tão grandioso que, segundo relatos da época, era como se um sol brilhasse a noite.
Por mais de cinco séculos, o Farol guiou todos os navegantes num raio de 55 quilômetros da antiga cidade egípcia. Começou a ruir no século IV, quando terremotos e deslizamentos tragaram boa parte de Alexandria, acabando com o brilho da “cidade dos mil palácios”.
Em 1994, um time de arqueológicos mergulhadores, por meio de sofisticados equipamentos, localizou sob as águas de Alexandria grandes blocos de pedra e estátuas do farol.

Existirá algum tipo de ligação entre as duas torres?

2 comentários:

Danilo Artimos disse...

interessante, não havia ligado estes pontos...

"Lost" sempre surpreendendo... :)

Thiago Paulo disse...

Nossa, que legal... E bacana, né?! A gente assiste e depois sai pesquisando e aprendendo... Adoro isso!

Pelo que você escreveu deve ter ligação sim...

Mais e mais

Related Posts with Thumbnails